segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Não basta ficar sentado à espera...

esperar2

Há por aí muitas pessoas que resolveram pegar numa cadeira e ficar à espera que comece a chover!
Será esta a postura correcta? Será que é isso que devemos fazer perante a vida? Esperar que os outros façam por nós, enquanto nos limitamos a criticar cada falha, cada deslize daqueles que vão à luta, daqueles que dão a cara?
No concelho de Viana do Alentejo, muitas pessoas sentaram-se à espera de ver o que o novo executivo da câmara vai fazer. Imagino essas pessoas escondidas numa sitio qualquer, como um caçador que espera, com a arma apontada, pronta para disparar quando passar um pato.
As pessoas que estão na câmara/juntas não são patos e o concelho de viana não é, nem pode ser, um terreno de caça!
É triste ver que há poucas pessoas que se preocupam, realmente, com o estado do concelho, que desejam ver o concelho melhor. Há é muita gente que delira com o fracasso dos outros, que necessitam dele, como os vampiros de sangue.
Que interesse tem criticar e não apresentar propostas? Que valor tem isso?
Nós, portugueses, às vezes até temos boas ideias, mas preferimos ficar a espera do fracasso dos outros, para aparecermos como os salvadores da pátria. É tipico aparecer alguém, com um sorriso sarcástico, e dizer: "Eu já sabia que isto ía acontecer".
Caros conterrâneos vai sendo altura de atirar velhas mágoas, ou rancores, para o baú e colocar os interesses do concelho em primeiro lugar, até porque os interesses do concelho são os interesses de cada um.
A critica é uma arma muito poderosa, mas só tem valor quando é construtiva, caso contrário é apenas uma opinião sem grande valor.

Roberto Vinagre

Sem comentários:

Enviar um comentário