sábado, 7 de novembro de 2009

É urgente a cultura!

arquivo

Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo
Exma Senhora Presidente da Junta de Freguesia das Alcáçovas

Sou um cidadão muito preocupado com a situação cultural do concelho de Viana do Alentejo e com o desprezo que se tem dado à preservação da memória histórica destas vilas.
Devo dizer que não me interessa o que a CDU fez ou deixou de fazer ao longo destes anos, a CDU faz parte do passado e, neste momento, interessa-me mais o futuro.
Sei que muitas vezes não é possível fazer mais por falta de dinheiro, sei que outras por falta de meios, mas na maioria dos casos não se faz apenas por falta de vontade política e/ou por incapacidade intelectual. No caso de vossas excelências até podemos aplicar as primeiras razões, mas de forma alguma aplicar a terceira, dado que sei que não vos falta vontade política e muito menos incapacidade intelectual.
Penso, por isso, que estão reunidas todas as condições para a realização de tudo aquilo que nunca se fez no concelho.
No que diz respeito à preservação da memória, existe documentação relativa à história das vilas a apodrecer em vários locais, nomeadamente nas diferentes instituições, como a Misericórdia ou as igrejas. Para resolver esta questão, deve ser criado um arquivo municipal para receber esta documentação, que depois de tratada e catalogada deve ser colocada à disposição dos leitores. A Câmara/Junta deve estabelecer protocolos com as diferentes instituições nesse sentido. No caso das Alcáçovas existe a Associação Amigos das Alcáçovas que já iniciou esse trabalho, por isso pode ser um excelente parceiro nesta questão. Isto no que diz respeito à documentação existente no concelho. Não posso deixar de recordar que esta associação, que já provou ser capaz de realizar importantes actividades continua sem ter uma sede.
No que diz respeito à documentação que existe fora do concelho, a Câmara Municipal deverá criar bolsas destinadas à sua pesquisa e estudo. Após a reunião e tratamento da documentação é possível escrever (tarefa entregue aos investigadores locais), uma monografia que reúna toda a história, pondo fim à confusão entre estória e História.
As vilas do concelho apresentam excelentes condições para a realização de diversos eventos culturais, nomeadamente mostras gastrómicas, exposições, colóquios, concertos, entre outros. Apenas tem de se promover um intenso diálogo entre as identidades do poder local e as diferentes associações, no sentido de se elevar a qualidade das suas actividades.
Devemos promover os nossos grupos corais fora do concelho e até fora do país, apoiando-os não só financeiramente, mas sobretudo no que diz respeito aos meios necessários a uma divulgação eficaz como a gravação de um cd e/ou a criação de festivais de canto coral.
Em breve vamos ter a Mostra de Doçaria, que será a grande oportunidade que vossas excelências têm para mostrar como se pode realizar um evento de forma organizada e virada para as tradições locais, sempre na perspectica da promoção do concelho. Devem apostar numa forte dinâmica do evento, criando actividades para os visitantes, incluíndo todas as idades. Não podemos ter um espaço tão grande, com um aspecto tão vazio e morto, como aconteceu nos ultimos anos. Não é necessário gastar muito dinheiro, penas é necessário ter ideias e criatividade.
Não posso deixar de recordar que existem no concelho valores que devem ser apoiados e promovidos, temos escolas de música, temos pintores, temos cantores, temos investigadores. Então se temos tudo isto não consigo entender o estado actual da cultura no concelho de Viana do Alentejo.
A câmara e juntas devem manter um diálogo intenso com todas as associações do concelho, para uma partilha de ideias e de esforços.
Senhor presidente da Câmara de Viana, Senhora presidente da Junta de Freguesia das Alcáçovas, se para grande parte do que eu referi não é necessário muito dinheiro, então eu pergunto estamos à espera do quê?

Roberto Vinagre

6 comentários:

  1. Muito bem visto Roberto. Espero sinceramente quue este ano a Mostra de Doçaria seja algo mais atractivo, com exposições de pintura, que envolva não só a musica com já era habitual, que inovem. Nós Alcaçovenses há muito que ansiamos algo melhor. Não nos desapontem.

    ResponderEliminar
  2. Caro Roberto

    pesar de ainda não ter visto qualquer documento na rua, o Alcáçovas dá a noticia da Mostra de Doçaria e do que li, é mais do mesmo, a Banda das Alcáçovas a abrir, os grupos da terra e musica popular. Não me parece que haja nada de novo. As ideias culturais ficaram na gaveta? ou eram só conversa? diziam uma maior projecção desta iniciativa e já era tempo. Como é que fica? Espero que continue a dar sugestões e faça ouvir a sua voz.

    ResponderEliminar
  3. Bravo Roberto. È pena näo haver muitas mais pessoas que participem nas tuas ideas e que trabahlem contigo com a mesma energuia.
    Eu deseijo-vos a forca que é percisa para lutar,a todos os Alcacovenses,

    ResponderEliminar
  4. Relativamente à Mostra de Doçaria eu ainda vou dar o beneficio da dúvida, dado que o novo executivo tomou posse recentemente e não teve tempo para preparar uma mostra diferente. Penso que em relação à quinzena cultural,à feira das alcáçovas e à feira d aires tudo será diferente. Assim espero.
    Este novo executivo é composto por pessoas diferentes, que têm ideias, mas eles não podem fazer tudo sozinhos, têm de contar com a ajuda de todos aqueles que têm boas ideias. Só temos de as partilhar.
    O segredo do sucesso está na capacidade de dialogar, porque ideias não faltam.
    Cumprimentos,

    Roberto Vinagre

    ResponderEliminar
  5. Olá Roberto, sabes quem escreve aqui? Eu dou-te
    apoio continua a lutar. Talvez um dia possas colher os frutos.Adeus até sempre se deus quiser.

    ResponderEliminar