segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Presunção e água benta, cada qual toma a que quer!



José Saramago apresentou "Caim", o seu novo romance. Esta nova obra promete muita polémica, dado que critica vários dogmas da Igreja Católica e coloca em causa a existência de "Deus".
Devo dizer que não gosto muito de José Saramago, aliás não gosto nada, mas gosto de pessoas que têm coragem de afrontar a posição da igreja, sem hipocrisias, e neste aspecto Saramago subiu na minha consideração.
Sabemos que a Igreja Católica não passa de um castelo de cartas que só se aguenta devido à fé dos pobres mortais, se um dia as pessoas perderem a fé o castelo cai. Portanto interessa à igreja alimentar essa fé, até porque a fé traz dinheiro e o dinheiro traz poder.
Eu pessoalmente não acredito na existência de "Deus", até porque, olhando para o estado do mundo, prefiro acreditar que não existe.
Já lá vai o tempo em todos tínhamos de pertencer à "quadrilha", como diz Saramago, felizmente hoje em dia já podemos escolher, já não escolhem por nós, se bem que ser baptizado não significa nada!
Os ditos católicos deviam fazer uma reflexão profunda, para saberem se estão a seguir o que mandam as sagradas escrituras, não basta ir à missa ao domingo, ver passar a procissão, fazer o presépio no Natal, não comer carne na semana santa, baptizar os filhos ou tomar a hóstia.
Lá diz o ditado: presunção e água benta, cada qual toma a que quer!

Roberto Vinagre

2 comentários: