terça-feira, 13 de outubro de 2009

Maitê Proença, a loira burra!



Maitê Proença, a conhecida actriz brasileira, veio a Portugal gravar um video para o programa "Saia Justa". Nesse video, a actriz, que neste momento não passa de uma segunda escolha da Globo, ridiculariza os portugueses e Portugal, num tom sarcástico e completamente disparatado. Não sei se a actriz estava no seu estado normal, parece-me que não, o que eu sei é que não passa de uma pessoa burra, sem cultura e sem respeito.
Quando a actriz tenta falar da História de Portugal apenas diz disparates próprios de uma pessoa sem cultura e com pouca inteligência.
Como Português não gostei nada do que vi neste video, e penso que ficava bem um pedido de desculpa da GNT e até do próprio presidente Lula.
Um conselho para a actriz, por favor não volte a Portugal, certamente já não será bem recebida!
(Não podemos cair no erro de tomar a parte pelo todo!)

Roberto Vinagre

4 comentários:

  1. Bem vistas as coisas ela enganou-se na profissão!Deveria ser colocada junto ao presidente do departamento onde trabalha, porque com tanta saliva que ela deita bem que podia ser aproveitada para colar selos! Ou...estava bebeda...ou estava desesperada e queria impressionar o camara men português...humm, ou seria o tecnico de informática.. interessante hipótese. Vá para as favelas gozar que pode ser que fique sem ..."saliva".

    H.H.

    ResponderEliminar
  2. ela já teve a contracenar com os gato fedorento...
    Espero que não ande a imitá-los poix ficalhe mal.
    Sei que o RAP é inteligente mas na pratica é um tremendo burro
    ;D
    http://www.youtube.com/watch?v=tY7NN3CRdkE

    ResponderEliminar
  3. Sou brasileiro e digo que, desde que foi chamada de burra, por um jornalista aqui no Brasil, ela esforça-se para se fazer passar na mídia por uma intelectual. Nisso, como já não era uma atriz de primeira grandeza, como pseudo-intelectual ficou pior ainda. Sem carreira acadêmica, sem cultura geral (olha as asneiras que ela fez a respeito de Portugal, não sabia nada de porra nenhuma, que vexame!) escrevendo livros cheios de bobagens (coitada da revisora de texto dela!...)é a coisa mais postiça que eu já vi. Se se concentrasse em ser uma boa atriz, já que é uma atriz razoavelmente boa, seria bem melhor para ela, do que tentar se fazer passar pelo que não é.
    Qualquer estudante calouro universitário, no lugar da Maitê, poderia pressupor que aquelas atitudes poderiam gerar até uma crise diplomática! Ah, esqueci-me...A "erudita" escritora Maitê é muito intelectualizada para pressupor a repercussão das próprias asneiras

    ResponderEliminar
  4. A Profª Drª. Mafalda Carvalho (Univ. Coimbra) escreveu uma réplica às pérolas da Maitê, concordo em tudo com a sensata professora que está coberta de razão!
    Sou brasileiro, descendente de portugueses como a densa maioria dos brasileiros e, apesar das rixas históricas, eu faço jus à razão e à sensatez, penso que diante de tal vexame, nós brasileiros temos mais é que ficar "calados" e nos envergonharmos, não que isto sirva de precedente para a humilhação por parte dos patrícios, contudo, não há como se suportar o peso da verdade.
    Pessoas com ínfima e distorcida capacidade valorativa, como Maitê, que por ironia do destino é atriz, deveriam ficar caladas quando a pauta fosse inferir um parecer sobre condições sócio-economicas de um país com mais de 1.000 anos de existência.
    P'ra certos parvos, as cidades medievais de Portugal não passam de umas vilazinhas tristonhas e aquilo que, para esses mesmos insensíveis e grosseiros, é enfadonho e obsoleto, para um país que dá real valor a sua história, é respeito à tradição e à riqueza cultural, coisa que, admitamos, falta-nos a nós brasileiros! O que esperar mesmo de uma atriz fútil?
    Se os portugueses são burros ou não, isso eu não sei. Talvez sejam, eu teria várias razões pra afirmar que sim, porém a resposta a minha indução será sempre relativa e insensata. O mesmo haveriam de dizer os portugueses em relação aos brasileiros. Agora o que não dá é pedir pra Maitê Proença ('culta e inteligente' como demonstrou ser) fazer isso.
    É claro que Portugal não se compara ao Brasil, Portugal cabe no Brasil inúmeras vezes, mas é falacioso e ignorante olhar só as dimensões geográficas ou mesmo dizer que o sucesso histórico de Portugal se deve aos séculos de exploração da Terra Brasilis, quanto a isso poder-se-ia questionar: onde estava o ouro brasileiro no Portugal economicamente instável do século XX? Em vez disso, seria contra-senso não admitir que eles estão-nos à frente quando o assunto é desenvolvimento (não de modo absoluto) em vários setores como tecnologia e ciência, economia, preservação do meio-ambiente e política (ainda que a corrupção lá só fique aquém da Itália e da Grécia)

    ResponderEliminar