terça-feira, 13 de outubro de 2009

E agora?

INTERR~1

Fica a grande questão no ar, quantos blogs vão resistir à falta de assunto político?
Depois das eleições ficou um vazio nos blogs, já pouco se publica e os habituais editores desapareceram, será que ficaram sem assunto? Ou será que ficaram em estado de choque com os resultados das eleições?
Muitos editores, que antes nos habituaram a longas análises políticas, brindam-nos agora com pesados silêncios. Depois das eleições legislativas muitas foram as análises, depois das aleições autárquicas muitas foram as ausências.
Qual vai ser o tema dos blogs? Quantos blogs vão resistir? Quantos editores vão continuar a falar?
Outra questão é saber quantas pessoas vão começar a assinar o nome nos seus comentários. Agora já não há razões para esconder a identidade, já vivemos em plena democracia no concelho. Será que vão continuar com medo de dar a cara?
Os blogs tiveram um papel decisivo na campanha eleitoral, foram espaços de debate, centros de troca de ideias e de informação, por isso não podemos baixar os braços e temos de continuar a lutar pelas nossas ideias.

Roberto Vinagre

8 comentários:

  1. eu chamava-lhe antes troca de insultos, vazios de ideias e de informação, hectares de difamação e mentiras até nunca mais acabar.espero estar cá para ver se agora lhe farão mesmo.
    vão ao peixe banana ver um dos ultimos posts, e verão que continua com as ofensas ordinárias a que nos tem brindado nos ultimos tempos, mas desta vez o destinatário já não é o Estevão nem os comunistas.

    ResponderEliminar
  2. Sim de facto muitos blogs promoviam tudo isso, mas por certo não foi nem é o caso do meu. Sempre apresentei a informação de uma forma clara e honesta, sem tentar inverter a realidade. Nunca insultei ninguém, nem promovi a difamação, estou de consciência tranquila.
    Para que os blogs possam elevar o seu nível é fundamental que os leitores que comentam deixem o seu nome nos comentários, isso já será um bom contributo!
    Cumprimentos

    Roberto Vinagre

    ResponderEliminar
  3. Na "ante-câmara" cumpriu com sucesso aquilo que se propôs aquando da sua criação. Mas isso não significa que desapareça. Sobre a publicação de "posts", eles surgirão quando entender oportuno e quando existir disponibilidade... Sempre assim foi. Muito mais haveria (há) para dizer, mas o pessoal está um pouco cansado (a batalha foi dura)!
    Sobre o anonimato, sou da opinão que o factor dúvida, introduz mais valia e "encanto/mistério" às palavras e ideias que se pretendem passar. Por isso, sou assumidamente anónimo. Quanto aos comentários anónimos, quando o pessoal se estica, como último recurso, a censura entra em acção...
    É assim que eu penso, quem quiser lê, quem não quiser, ponha de parte...
    Parabéns pelo novo e atraente visual.
    Agora há que trabalhar e acreditar que Viana, Alcáçovas e Aguiar podem ser lugares muito melhores para se estar e viver! Não podemos desistir!
    Um abraço.
    ALI ALÉM

    ResponderEliminar
  4. caro anónimo das 14:55h, quem é que ofendi desta vez??

    ResponderEliminar
  5. Os resultados destas eleições reflectem, nitidamente e na minha opinião, o papel que os blogues concelhios tiveram na construção de uma opinião crítica pró-activa junto, sobretudo, da nossa juventude. Tomando-se como verdade que o acesso à Internet está mais vulgarizado entre os mais novos, foi também nas mesas onde essa faixa etária votou que a candidatura de Bernardino Bengalinha logrou alcançar, percentualmente, os melhores resultados. O que poderá significar que os conteúdos veiculados pelos diferentes blogues ao longo dos últimos quatro anos tiveram, de facto, influência na modulação da opção de voto de muitos eleitores, sobretudo dos mais novos.

    A candidatura do PS percebeu, desde o primeiro momento, a fulcral importância desta ferramenta, aproveitando-a até à exaustão. Ao contrário da CDU, que aqui cometeu um dos (muitos) erros que caracterizaram a sua campanha. Ao desprezar e diabolizar a blogosfera, a CDU de Estêvão Pereira colocou fora da sua órbita muitos eleitores que lhe poderiam ser favoráveis. Quando, tarde e a más horas, percebeu a força de tal instrumento, empunhou-o, qual punhal afiado, pelo lado errado… Blogues mal concebidos, graficamente “cinzentos”, agressivos, posts mal redigidos, a roçar por vezes o analfabetismo, completamente desprovidos de forma e conteúdo. Mas, sobretudo, intervindo pela negativa, atacando pessoalmente os putativos autores dos blogues adversários, mas deixando sem resposta as graves questões neles colocadas: nunca vimos uma tentativa de explicação de casos como o da visita da Policia Judiciária à Câmara, da casa das ambulâncias de Alcáçovas, da estratégia dos recentes alcatroamentos, do afastamento do vereador João Penetra, etc. etc… Apesar de se ter feito rodear, nos muitos anos em que dirigiu os destinos da autarquia, de uma quantidade apreciável de “técnicos” e “especialistas” nas mais variadas áreas, Estêvão Pereira não dispôs, quando de tal precisou, de um “think tank” que o ajudasse a definir estratégias ganhadoras. O que poderá espelhar até que ponto estava, de facto, só...

    O grosso da blogosfera concelhia está, portanto, de parabéns. Mas a sua missão não se extinguiu no passado domingo. Antes pelo contrário. Foi a sua descompaginação perante a realidade que fez perder Estêvão Pereira. E é esse, uma vez mais na minha modesta opinião, o papel que de hora avante deverá estar reservado aos nossos blogues: reflectir os múltiplos pulsares da comunidade, indicar possíveis caminhos, criticar possíveis desvios, ajudar a desenhar as variadas e subjectivas percepções que cada munícipe tem do real, enfim, contribuir para integrá-las o mais harmoniosamente possível na vida política e institucional das nossas comunidades.

    J.S.D.

    ResponderEliminar
  6. resposta para o peixe banana.
    quem é que ofendeu desta vez pergunta você?
    é mesmo parvo ou tá só a disfarçar?
    é que a mim ensinaram-me que chamar palhaços ás pessoas é uma forma de ofensa.
    você chama-lhe sentido de humor, certamente.
    mas acredite que para a maioria das pessoas do concelho o seu sentido de humor fica muito aquém das expectativas.
    você não vale um pedo.

    ResponderEliminar
  7. agradeço o comentário, como sempre carregado de magia e boa onda, agradeço só que me explique o que é um "pedo".

    ResponderEliminar
  8. Para a maioria das pessoas do concelho???? E onde é que você aferiu isso? Provavelmente nos resultados das eleições de domingo, não?...

    ResponderEliminar