sexta-feira, 15 de março de 2013

Há limites!


Estou afastado dos blogues, embora continue muito atento ao que se vai escrevendo, e o principal motivo que me fez afastar foi o facto de existir pouca ou nenhuma ética, ou melhor pouca ou nenhuma vergonha na cara! 
Não sou político, não defendo partidos políticos e muito menos dependo da política. Defendo apenas ideias e pessoas!
Faltam alguns meses para as eleições autárquicas, mas já começou o habitual desassossego, e com ele um tipo de prática muito desagradável e totalmente desnecessária.
Andam por aí muitas pessoas a reclamar da situação difícil que o país atravessa e a defender uma revolução, mas continuam montados em reformas douradas ou/e em salários injustificáveis! Falta de ética? Não, é sobretudo falta de vergonha na cara!
Assim que o partido da oposição anunciou o seu candidato à Câmara Municipal de Viana do Alentejo, um dos blogs anónimos (defensor do PS), começou de imediato a disparar com todo o tipo de armas contra o candidato, tudo serve para atingir a pessoa em causa, mesmo que isso signifique ofender a sua família ou a sua honra. Mesmo quando se trata de uma pessoa respeitada na comunidade.
Sempre falei de tudo e de todos, mas sempre respeitei todas as pessoas, avaliando apenas a sua postura pública no exercício de cargos públicos, por isso não podia deixar de dizer que não concordo com esse tipo de "debate", sobretudo pelo facto de saber quem é o seu autor.
Nas eleições anteriores fui um defensor empenhado na mudança no concelho de Viana, apostei sério na vitória do PS, não me arrependo, mas na política tem de existir ética, e para mim não vale tudo!
Espero que nestas eleições se debatam ideias e propostas, se debata o perfil dos candidatos e não das pessoas ou das famílias dessas pessoas.
Espero também que as pessoas não se escondam atrás de um anonimato mesquinho e cobarde!
Na política não deve valer tudo, tem de existir um limite, senão deixa de ser democracia e passa a ser uma anarquia!

Roberto Vinagre


9 comentários:

  1. Afirma-se no texto: “Andam por aí muitas pessoas a reclamar da situação difícil que o país atravessa e a defender uma revolução, mas continuam montados em reformas douradas ou/e em salários injustificáveis! Falta de ética? Não, é sobretudo falta de vergonha na cara!”
    Essa frase assenta em cheio no vitimizado marxista-leninista João Penetra, que agora vem defender, pois se não sabe esse senhor tem uma reforma dourada desde 2005 e recebe um ordenado bastante chorudo.
    Vem agora o Roberto Vinagre solidarizar-se com o seu patrício, num acto de fé, clamando do seu apartidarismo, e da sua ética política.
    Já não se lembra que foi militante do PSD, e aqui no seu próprio blogue, expôs o cartão do PSD, e rasgou-o em público?
    Por isso o seu texto de virgem ofendida, só acontece porque …....

    ResponderEliminar
  2. Não devia aceitar comentários anónimos, mas vamos lá...
    Eu não estou aqui a defender ninguém, só penso que há limites, mesmo na política!
    Isso de pertencer a partidos e sair dava uma conversa muito extensa, mas primeiro era necessário que o seu comentário estivesse assinado, se bem que não é muito difícil adivinhar quem o escreveu.
    Ainda falta muito tempo para as eleições, mas parece-me que o ambiente criado é muito diferente de 2009!
    Já agora convido-o a substituir as reticências por texto.
    Eu não quero e não me vou envolver na eleições como fiz anteriormente, mas estou aqui para defender as minhas ideias.

    Roberto Vinagre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de um fim-de-semana isolado do mundo (soube bem), chegado a casa, vá de dar uma volta pela blogosfera concelhia e arredores. Naturalmente, o Como as Marés foi dos primeiros. Quis saber se o meu comentário de 15 de Março de 2013 às 18:03 tinha sido publicado e se originara alguma reacção……………. Está feita a introdução.

      Como isto se arrisca a dar um texto muito extenso vou resumir o resto.
      Não tenho o seu número de telefone!!!

      Cumprimentos bloguistas.

      Eliminar
    2. Neste blog os comentários são todos publicados (todos os que cumpram as regras da boa educação), mesmo que defendam ideias contrárias às minhas!
      É assim que surge o saudável debate de ideias!
      Cumprimentos,
      Roberto Vinagre

      Eliminar
  3. Caríssimo ausente mas presente Sr. Vinagre, permita-me que exponha aqui alguns considerandos ao seu post, “Há limites”, de 15 de março.

    - Todos nós somos políticos, todos nós dependemos da política. Veja só ao que nos conduziram as políticas do Bloco Central que desde o golpe de estado do 25 de Abril vem (des)governando este nosso País.

    - Estranho que o ofendam as reformas douradas de uns, mas não as de outros. Desconhece provavelmente que o colega de carteira do senhor Penetra, o senhor Estêvão Pereira, é também ele um reformado dourado ao que soma uma avença na câmara da Vidigueira. O próprio senhor Penetra era também ele um reformado dourado até, por força da lei, ter de optar entre ela e o vencimento da câmara de Alvito. Detalhes.

    - Voltei a ler com redobrada atenção os posts a que se refere e não divisei lá nada que ofenda a família da personagem em causa, ou mesmo essa coisa a que chama de honra - como deve saber é um dado adquirido para a esmagadora maioria da população portuguesa que político profissional não tem tal coisa. Até porque os ditos posts se referem a uma figura pública, candidato da CDU à Câmara Municipal do nosso concelho.

    - Percebe-se que o senhor, um homem que “defende apenas ideias e pessoas” embora nas últimas eleições tenha apostado “sério na vitória do PS”, já foi evangelizado. Colabora na estratégia de vitimização gizada para o arranque desta pré-campanha eleitoral. No porta a porta e no Facebook o senhor Penetra lamenta-se, no blog do Estêvão, sem comentários. Não vai ser sempre assim.

    - Diz o senhor que “na política tem de existir ética”. Deveria, seria o tempo adequado para a conjugação do verbo. Houvesse ética e Passos Coelho que afirmou em campanha “se formos Governo, posso garantir que não será necessário despedir pessoas nem cortar mais salários para sanear o sistema português“, por questões de ética já se deveria ter demitido. Se eu, por tal afirmação, chamar mentiroso ao Primeiro-ministro Passos Coelho estou a atentar contra a sua honra? E não o posso fazer porquê? Porque “se trata de uma pessoa respeitada na comunidade”?

    - Os posts sobre o candidato Penetra colocam a nu as suas contradições e são, a meu ver, um precioso contributo para que os eleitores possam avaliar o seu perfil. É trabalho político, mas acredite, também é serviço público.

    - Por fim a questão do anonimato. Como o voto que é secreto, também as pessoas têm o direito de manifestar a sua opinião de forma anónima, ou sob pseudónimo, o que vai dar ao mesmo. Essa é a norma nos blogues deste tipo em todo o planeta Terra, porque é que aqui deveria ser diferente?

    Cidadão anónimo – Porque no final é só isso que somos.

    ResponderEliminar
  4. Pois é, o senhor (que eu sei muito bem que é), é um iluminado, por isso está na política e tem sucesso! Parabéns!
    Um dia alguém me disse para continuar a criticar o governo do Sócrates no blogue, separando a politica nacional, da política local, porque a nível local eu devia apoiar o partido socialista. Acreditava essa pessoa que eu era um fanático do PSD. Enganou-se, porque eu não defendo o governo do Senhor Passos Coelho, por isso não vale a pena estar aqui a gritar palavras de ordem. Está preocupado com a situação do país? Olhe também eu!
    Diz-me que já fui evangelizado, dando a entender que já não defendo as mesmas pessoas e as mesmas ideias que defendia em 2009, está enganado, muito enganado! Dei a cara e votei PS porque quis e não estou arrependido!
    Mas ter votado PS há 4 anos, não significa obrigatoriamente que agora seja a mesma coisa! Até porque eu não sou um computador que foi programado para repetir a mesma tarefa quando tocar o alarme!
    Mas nem é disso que falo no post, defendo apenas uma coisa que já defendi muitas vezes desde 2005, quando comecei a escrever em blogues, que há limites para a política, sobretudo para a política local!
    Não vale a pena ficar já exaltado, guarde a sua energia para a campanha, e para blogs que vão surgir ligados à CDU, como já afirmei não vou participar em campanhas e provavelmente o blog já nem vai existir nesse período!
    Se quiser continuar esta conversa, o meu número de telemóvel ainda é o mesmo!
    Deixo-lhe os meus cumprimentos e desejos de felicidades!

    Roberto Vinagre

    ResponderEliminar
  5. Caro Roberto Vinagre, não tenha ilusões, posso garantir-lhe que os dois comentários são de pessoas diferentes, porque o primeiro foi escrito por mim.
    Mas digo-lhe, o segundo cometário é muito mais objectivo, e deve ter sido escrito por alguém com mais discernimento, porque desmonta claramente todos os argumentos criados à volta da encenação de vitimização do Sr. Penetra, bem como todas questões levantadas no seu texto.
    Não se esqueça de uma coisa, todos temos a nossa família e amigos, também lêem as farpas que nos espetam, muitas vezes acertadamente, mas, noutros casos, de forma injusta.
    Não temos de nos admirar com isso, quando se trata de questões relacionas com a vida pública ou privada correlacionada, mas há políticos, cujo desígnio foi iluminado não se sabe bem por quem, autodenominados democratas, e que a sua palavra é o verbo, onde nada se pode questionar, como se representassem a verdade suprema - são as tais "vacas sagradas"!
    Onde estão os blogues anónimos e partidários da CDU/Viana, "Viana XIX", "A Tal VIANA”, e “Portanto Pá, paridos quase tão só, para denegrir a vida pessoal dos opositores dos interesses instalados durante 16 anos?
    O que aconteceu quando acabaram o trabalho sujo? Todos sabemos! Para não deixarem à vista o rasto de destruição, foram todos apagados da NET, com excepção do desactivado “Parte no Caixote.
    Desde aí até agora, o Sr. João Penetra, com responsabilidades acrescidas perante a comunidade, escreveu alguma coisa, para travar ou mostrar solidariedade, quando do outro lado a vida apenas pessoal de algumas pessoas eram espezinhadas?
    Mas agora aqui d'el rei, escrutina-se a personalidade do João, como figura pública, as suas eventuais limitações políticas e empreendedoras, enquanto presidente da Câmara de Alvito e qualquer dia enquanto vereador da Câmara de Viana, durante 14 anos!
    Ainda agora o Papa Francisco, recentemente escolhido, veio a terreiro que ele dançava tango e teve até namorada na juventude – mas que mal tem isso?
    Será que João Penetra está num patamar superior ao Papa Francisco, e quando se fala nele, rebentam de imediato estalinhos de carnaval?
    O que na verdade agora se pretende condicionar com a pretensa vitimização do candidato da CDU, é a livre expressão de opiniões e críticas, tornando certas situações tabus, mas diga-se de passagem que esses temas são incontornáveis na discussão que irá crescendo com o tempo.
    A estratégia de campanha da CDU está dividida em dois grandes grupos:
    O primeiro, é a “campanha pública para todo o eleitorado”, com tudo aquilo que a CDU pensa propor à generalidade dos eleitores;
    a segunda é a “campanha efectuada nos pequenos grupos e agremiações”, prometendo-se benefícios que não interessa publicitar para todo o eleitorado. Neste grupo também se enquadra a campanha "maldicente" cujo veículo de comunicação é passa palavra. Também neste grupo se encaixa diversas promessas a alguns trabalhadores da autarquia, algumas delas impossíveis de concretizar por modo próprio.
    Dou-lhe um pequeno exemplo fictício da segunda campanha: Vamos admitir que a equipa do João Penetra vai prometer em reuniões individualizadas com as associações que lhes vai, por hipótese, duplicar os apoios?
    Como deve calcular todas as associações gostariam que assim fosse, mas para que isso acontecesse o que restava de recursos económicos à autarquia para desenvolver os apoios sociais, a cultura e as obras de requalificação nas três freguesias e tudo o resto?
    Aqui está um aspecto que não interessa que a maior parte da comunidade saiba na tal “campanha pública para todo o eleitorado”, porque aí teria de ser esclarecido em que sector se iria retirar cerca de 300 mil euros anuais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me lembro de grandes explicações dadas por esta câmara quando entregou quase 300.000€ de mão beijada ao clube da bola para um relvado para jogar á bola. E fez o mesmo com o Viana.
      Alguem se perguntou o que poderia fazer com este dinheiro todo dividido pelas coletividades? Não ninguém.
      E já agora, basta ler os blogs do concelho para ver que todos os do ps foram acordados de um momento para o outro para cascar no penetra e na cdu. deve ser por acaso com certeza. E ainda querem ter capa de santos.

      Eliminar
  6. Caro leitor,

    Agradeço o comentário, mas devo repetir o que já disse antes, ainda falta algum tempo para as eleições, muito do que diz é verdade, mas não se preocupe, vamos ter bastante tempo para esclarecer tudo isso e apontar os melhores candidatos e as melhores propostas para o concelho. Não tenha pressa! Lá diz o ditado "a pressa é inimiga da perfeição!"
    Quanto aos blogs eles vão surgir novamente, não tenho qualquer dúvida, vão voltar com o tipo de linguagem habitual e as estratégias do costume! É pena, porque só serve para enfraquecer o verdadeiro debate e quem sai a perder é o concelho!
    Para já, até onde sei, ainda não são conhecidos os candidatos, nem os programas! Vamos aguardar com serenidade!
    Cumprimentos,

    Roberto

    ResponderEliminar