segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Criticar!?

criticar0312

"Luis disse...


agora ja criticas ó roberto...nao votasses neles...o pior esta para vir..nem os 4 anos fazem de mandato...ainda adem de xorarem pelo o estavao..o homem que pos tanta gente na camera e depois foi apunhalado pelas costas.."

Ora muito bem, parece que há por aqui muita gente que não sabe o que é criticar, como se faz e para que serve. Eu explico a minha versão.
Na minha opinião uma critica deve feita no sentido construtivo e nunca destrutivo, como o fazem certos blogs que nós bem conhecemos, pelas piores razões.
O novo executivo está em exercício há pouco tempo, é certo que já é tempo suficiente para mudar aquilo que estava podre (e continua a estar), mas não é tempo suficiente para dizer se os 4 anos vao ser bons ou maus.
Claro que muitas pessoas estão a rezar para que o presidente e vereadores tenham um mau desempenho, mesmo que isso seja mau para o concelho, a essas pessoas eu chamo de mesquinhas e sem princípios. São pessoas que não interessam ao concelho.
É verdade votei no PS, e voltaria a votar as vezes que fossem necessárias para mudar a situação do concelho.
Também é verdade que neste momento já esperava mais do novo executivo, mas que fique bem claro, confio inteiramente nas pessoas que ocupam os cargos autárquicos neste momento.
A mim só interessa o futuro e o concelho merece ter um futuro mais sorridente, é isso que eu espero!
Criticar só por criticar não ajuda em nada, por isso prefiro criticar e apresentar propostas, ideias.
Será que algum dia vamos ver ideias ou propostas em blogs como o Viana XXI ou Portanto Pa?
A grande diferença entre o anterior executivo e o actual, é a forma como reagem às criticas, enquanto o primeiro ignorava ou reagia com ameaças, o segundo tenta ouvir e melhor a sua acção com elas.
A critica pode ajudar a melhorar o nosso desempenho, a nossa personalidade, mas para isso temos de estar abertos a elas e dispostos a mudar!
 
Roberto Vinagre

3 comentários:

  1. Roberto

    Percebo o seu ponto de vista, mas não se esqueça que no passado já fez criticas destrutivas. Sente-se desiludido? também eu e deixe-me que lhe diga que os primeiros tempos são vitais para mostrar que quem apostou, apostou bem. Não lhe parece, que até aqui não nos trouxeram nada de novo?
    Jacinto Salgueiro

    ResponderEliminar
  2. Consultei o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo, aprovado pelo Município de Viana do Alentejo a 3 de Outubro de 2008, e concordando ou não com o mesmo é o que existe e infelizmente nem sempre auxilia quem mais necessita, mas adiante, a formação é o nosso projecto para um futuro, que julgamos melhor e todos os sacrifícios deverão valer a pena.
    Na acta da reunião de câmara nº 29/2009 de 21/12/09 foram aprovadas por unanimidade as Bolsas de Estudo para o presente ano, com um valor mensal de 80€.
    Na extensa lista de nomes pode-se verificar que já são inúmeros os que reúnem as condições para usufruir da referida bolsa. Há no entanto, quem não as reúna mas consta igualmente da lista dos Bolseiros do Município.
    De acordo com o ponto 3 do artigo 4º do referido regulamento “consideram-se equiparadas à falta de aproveitamento escolar, as seguintes situações: Mudar de Curso ou Área...”. É inequívoco, que quem mude de curso, seja qual for o motivo não terá direito à bolsa. Assim devia ser, mas há excepções, que nos deixam perplexos e que nos fazem questionar, nenhum dos três eleitos do PS, nem o da CDU verificou que a Teresa Maria Figueira Vilela é bolseira pelo segundo ano consecutivo, mesmo depois de ter mudado de curso, sendo isso considerado falta de aproveitamento escolar?
    Admitindo que os eleitos não estudaram o assunto, a Drª Maria D’Aires Vilela encontrava-se a secretariar a reunião e conhece muito bem o regulamento. De acordo com o Código Deontológico deveria ter alertado os eleitos. Porque é que não o fez?
    Em caso de dúvida verifiquem a acta da reunião de câmara nº 26/2008 de 26/11/08 onde se encontra o nome de Teresa Maria Figueira Vilela – licenciatura em Direito. Na acta nº29/2009 de 21/12/09 a mesma encontra-se na licenciatura de Enfermagem. E agora? Estamos perante um caso de favorecimento? E os eleitos não fazem nada? Perante os alunos que ficaram de fora por não reunir as condições exigidas é justo a filha da Chefe de Divisão receber bolsa?
    “Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de colheita com injustiça” (Bíblia Sagrada)

    ResponderEliminar
  3. Não é esta senhora que preside a mesa da assembleia da misericórdia? Não é esta senhora que aceitou a lista de interesses que se instalou na misericórdia? É sim senhora é a mesma pessoa que se esqueceu do regulamento.

    ResponderEliminar