sábado, 29 de janeiro de 2011

Continuamos mal...

Mudaram os rostos do poder local no concelho, mudou a vontade, mudou a energia, mudou a abordagem, mas há muitas coisas que insistem em continuar sem mudanças.
Hoje venho aqui desabafar relativamente aquilo que mais me diz respeito, a História das Alcáçovas, que, na minha opinião, continua a ser ignorada ou posta em terceiro ou quarto plano.
Neste momento existem vários especialistas em História naturais do concelho, e mais concretamente das Alcáçovas, e a investigação continua por fazer. Aqui vai a pergunta: esses especialistas estão a ser aproveitados pela câmara ou pela junta? 
Se há necessidade de se investigar e se há pessoas competentes para o fazer, não consigo perceber o que falta para se avançar. Será que as entidades locais não reconhecem competência aos especialistas do concelho? 
Recentemente fui surpreendido com um novo projecto da Junta de Freguesia das Alcáçovas, no novo site existe um link que se chama "Museu Digital de Alcáçovas", que tem o objectivo de informar as pessoas relativamente à História das Alcáçovas, o objectivo é bom, muito bom, mas ficam muitas dúvidas.
Estive a ler com atenção o que está escrito nos artigos e, para além de ficar surpreendido com os coordenadores escolhidos, fiquei com uma sensação de "déjá vu".
Das duas uma: ou se faz investigação a sério, para se acrescentar ideias novas, ou então faz-se um resumo daquilo que já está feito. No caso do tal museu penso que optar pela segunda opção foi a hipótese mais atractiva. É fácil, muito mais fácil.
Parece-me que este projecto ainda está no inicio por isso ainda pode crescer, tem espaço para crescer, mas não nos moldes em que foi construído. 
Alcáçovas tem uma História valiosa, uma História que se vai perdendo com o tempo, é a memória da vila, mas que não está estudada. 
Penso que a Junta de Freguesia das Alcáçovas não precisa copiar aquilo que os outros fizeram ou fazem, Alcáçovas tem o seu próprio espaço, tem as suas próprias tradições e tem pessoas que querem desenvolver esses projectos de forma desinteressada, apenas por amor à sua vila, vila onde nasceram e cresceram.
A Junta de Freguesia tem a obrigação de corresponder positivamente à disponibilidade e vontade dessas pessoas, porque são essas pessoas que vão construir o futuro das Alcáçovas.
Comecei a estudar a História das Alcáçovas muito cedo, nunca cobrei nada por isso a ninguém, porque sou alcaçovense e essa é a minha obrigação. E como eu há muitas pessoas que pensam como eu.
Termino este artigo com um apelo directo à Junta de Freguesia das Alcáçovas: Por favor voltem aos objectivos iniciais defendidos pelo movimento, envolvam os alcaçovenses nas vossas iniciativas, trabalhem com e para os alcaçovenses!
Cumprimentos,

Roberto Vinagre


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A minha escolha...


No próximo domingo vamos ser chamados a votar novamente, desta vez para a Presidência da República, por isso devemos fazer uma análise ponderada e realista.
Relativamente ao candidatos vou considerar apenas três, dado que os outros três nem merecem as minhas palavras. Fernando Nobre podia representar a mudança, mas ficou-se pela vontade, não tem carisma, nem fibra para tal, por isso representa qualquer coisa, mas não tem perfil para presidente.
Manuel Alegre é um homem pouco ponderado, gosta de viver em constante revolução, gosta de encarar a política com uma guerra e o país como um campo de batalha. A sua candidatura é alimentada unicamente por questões de ambição pessoal. Sinceramente não sei como seria Portugal tendo como presidente uma pessoa assim, dá para imaginar?
Ora bem, Cavaco Silva não é o candidato que eu escolheria para estas eleições, mas é o melhor das escolhas possíveis. Cavaco Silva é muito conservador, representa um Portugal do passado, assente em valores ultrapassados. Para além disso não me agrada o facto de andar de braço dado com a igreja católica. No entanto é um homem ponderado, é um homem que sabe estar na vida pública de forma discreta, e é isso que Portugal precisa neste momento.
Um presidente não governa, por isso não percam tempo com histórias do passado, não percam tempo com argumentos hipócritas.
Considero que a campanha foi vergonhosa, não houve ideias em debate, apenas calúnias, diz que disse, e muito lavar de roupa suja. Isto não é fazer política, é apenas usar o dinheiro dos portugueses de forma errada e imoral.
Gostaria ainda de fazer um comentário às campanhas nos blogs concelhios, no blog "Barbearia Ideal" só deu Alegre, tudo em Alegre era bom, sempre que se falou de Cavaco Silva era apenas para dizer mal e caluniar, o que também não me espanta dado que se trata de um blog socialista e para já de proveniências duvidosas, embora já não seja segredo quem escreve no blog. Aproveito para desafiar o autor do blog a tornar público o seu nome, para podermos debater com maior clareza.
No blog "Alcáçovas" assistimos a um ping pong curioso, já não foi a primeira vez que isto aconteceu, mas agora foi muito engraçado, uma espécie de jogo de forças para ver que dizia mais coisas do seu candidato. Não é tão importante o que se diz, o importante é quem diz mais.
Estes não são os meus candidatos preferidos, preferia outros, mais independentes, mais novos, mais modernos, mais atentos, mais desinteressados, mas entre os que se apresentaram penso que a escolha é simples: CAVACO SILVA!
Cumprimentos,
Roberto Vinagre

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

E o chocalho de ouro vai para...


Já não escrevia no meu blog há muito tempo, mas falta-me tempo e paciência. Tenho visitado os outros blogs com alguma regularidade, de forma a estar sempre informado do que se vai passando pelo Concelho de Viana do Alentejo.
Tenho muito para dizer e comentar, mas para já vou limitar-me a falar de um certo de tipo de pessoas que circulam no concelho (no nosso e nos outros também), aquelas que abanam o rabo à procura de benefícios junto dos órgãos do poder local.
Já viram certamente, sobretudo quem passa muitas vezes em frente das juntas ou câmara, pessoas que vão entrando e saindo com muita regularidade, e nós nem percebemos porquê, dado que não foram eleitas pelos eleitores para cargos ou funções nesses órgãos. A crise é grande, as ofertas de emprego são escassas e todas as oportunidades devem ser aproveitadas. Devemos julgá-las por isso? Claro que não. Apenas tentam sobreviver.
Ora bem, os grandes culpados deste entra e sai são os responsáveis por esses órgãos locais, que vão dando esperança a essa gente, esquecendo eles próprios que estão a ocupar um cargo temporário e a usar recursos de todos nós.
Quando chegam as eleições levamos uma pancadinha nas costas ao mesmo tempo que nos dizem contar connosco, garantem que estão ali por amor à camisola e que nada querem, apenas o bem do município, depois das eleições ocupam cargos estranhos e desnecessários, recebem salários imorais e desfilam como se fossem os donos do mundo. 
Os alcaçovenses dizem com tristeza que a nossa terra é melhor madrasta que mãe, e eu tenho de concordar plenamente. Muitas vezes, ou quase sempre, valorizam-se mais as ideias dos outros do que as dos alcaçovenses. Permitam-me que partilhe essa tristeza.
Será que não se consegue destingir a cordeiro do lobo? Será que não se consegue destingir os que fazem as coisas por prazer e os oportunistas? Será que não se quer simplesmente fazer essa distinção? 
Moral da história: fazer uma escolha é definir o nosso futuro, por isso devemos estar preparados para as consequências dessas escolhas.
E já agora o chocalho de ouro vai para todos aqueles que não vão contar comigo novamente!
Cumprimentos
Roberto Vinagre

(PS - Ao escolher o chocalho apenas quis acompanhar a febre chocalheira que vai na nossa freguesia, o palácio é que não devem achar piada, porque passou para segundo plano, realmente há coisas engraçadas.)