sábado, 6 de agosto de 2011

A grande porca!


Todos nós conhecemos as famosas caricaturas de Bordalo Pinheiro, penso que  todas elas continuam atuais, mas há uma especialmente atual, a grande porca.
Infelizmente este governo ainda não teve coragem, vontade ou tempo de fazer aquilo que é preciso fazer, que é emagrecer o estado, que é acabar com os cargos escandalosos, remunerados a peso de ouro. Infelizmente o Estado Português continua a ser a grande "porca", que alimenta muitos "porquinhos" esfomeados.
Finalmente acabaram os governos civis, finalmente acabou a grande vergonha que era um governo civil como o de Évora ter gabinetes cheios de chefes de gabinete, adjuntos e demais cargos de conveniência. A verdade é que os governos civis não serviam para nada, a não ser para distribuir dinheiro e favores de forma pouco clara.
Mas é preciso ir mais longe, é preciso acabar com a vergonha que acontece nas câmaras municipais sempre que há eleições autárquicas, ou seja, é preciso acabar com as nomeações injustificadas e com os cargos sem utilidade.
Sinceramente, como é possível observármos câmaras municipais em concelhos pequenos com tantos cargos de nomeação política? Como é possível termos a lata de criticar as supostas nomeações do governo, se fazemos parte desse sistema vergonhoso? Até onde chega a hipocrisia humana? Até quando vamos fingir que nada acontece, que nada se passa?
Já todos sabemos que não há dinheiro, o tempo das vacas gordas acabou, por isso tem de acabar também o sistema de nomeações políticas, desnecessárias e caras.
E já agora, está a chegar o tempo de acabar também com os "políticos" que durante as campanhas eleitorais dizem que estão ali para melhorar o concelho e depois vão ocupar cargos e lugares de nomeação política.
Senhor Primeiro-Ministro acorde e tenha a coragem de acabar com esta vergonha que compromete a nossa democracia e as contas públicas.

Roberto Vinagre

3 comentários:

  1. Então você também não “mama” na teta do Estado? Qual a diferença entre si e os outros que lá trabalham?
    Existe muita gente que trabalha para Estado que verga a mola, ou não é o seu caso?
    Mas que coerência é a sua se o Roberto considera desde há muito tempo que aquilo que anda a fazer não passa de um logro. Para ser coerente devia sair rapidamente de formador nas “Novas Oportunidades”, filha do Eng. José Sócrates .
    Ultimamente anda muito envinagrado, mas o que é curioso nunca o vejo nos locais onde existe participação dos cidadãos para colocar abertamente os seus pontos de vista.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo,

    Está completamente enganado, eu não sou formador nas "Novas Oportunidades", sou professor do 3º ciclo, colocado em oferta de escola numa escola Teip, na Amadora, que também tem cursos EFA!
    Não sei estou enganado ou o senhor está a comparar o meu lugar de professor com os cargos de nomeação política? Realmente é comparável em tudo, no número de horas de trabalho, nas despesas de representação ou ajudas de custo, na duração do contrato e no salário.
    Que eu saiba os cargos de nomeação política não têm concurso público, e o meu foi através de concurso público!
    O meu blog é um espaço público, que serve exatamente para defender os meus pontos de vista, é para isso que serve um blog. Um blog não serve para as pessoas se esconderem a dizer mal dos outros e caluniar as pessoas.
    Se se está referir a esses fóruns da "Agenda 21", realmente eu não estive presente, porque infelizmente o estado não me paga para me deslocar de Lisboa (local onde trabalho), a Viana do Alentejo.
    Não ando envinagrado, apenas não deixo de defender as minhas opiniões, mesmo que isso desagrade a certas pessoas, eu não escrevo para agradar, escrevo para dar a minha opinião.
    Não se preocupe, sempre que eu considerar o momento certo, darei a cara para mudar aquilo em que acredito, por isso estive em todas as manifestações realizadas este ano.
    Cumprimentos,

    Roberto Vinagre

    ResponderEliminar
  3. Bem Ricardo, parece que só podes falar quando dizes bem, quando não concordas e muito bem, com uma carrada de gente que se aproveita e tomam lugares de nomeação, então passas a ser atacado. Acho engraçada esta pseudo democracia, que se vive neste concelho. Há nomeações a mais e trabalho a menos e gente que realmente sempre disse n querer nada e agora até acumulam ordenados. Nunca deixes de ter voz, a tua é tb a anossa voz.

    ResponderEliminar