sábado, 27 de março de 2010

Hora de abdicar!

A vida tem várias fases que devemos aceitar com naturalidade e com o sentimento de dever cumprido.
Iniciamos a vida a aprender, somos uma espécie de caixa, completamente vazia, onde vamos colocar todas as aprendizagens que nos vão transmitindo. Depois vamos ter a oportunidade de colocar essas aprendizagens em prática, vamos ter a hipótese de experimentar aquilo que aprendemos, numa sociedade em constante transformação. Podemos errar, mas também podemos corrigir os nossos erros, e nunca devemos fugir às nossas responsabilidades.
Na fase seguinte passamos para o lugar de "mestres", em que formamos uma equipa com os mais novos, com o objectivo de transmitir tudo aquilo que aprendemos, mas deixando que sejam eles a fazer.
Na última fase da vida humana, passamos a observadores, não devemos interferir muito, apenas observar e contribuir sempre que existam dúvidas.
Quando falamos em pessoas mais velhas, falamos de pessoas que já viveram muito, que têm muitas experiências, que têm muito saber.
Na última fase cada uma dessas pessoas deve abdicar de querer participar activamente daquilo que deve ser da responsabilidade dos que estão nas fases anteriores.
Cada pessoa que chega à última fase deve ter a humildade de perceber que deve dar espaço aos mais novos para que estes possam crescer e dar o seu contributo para a sociedade, o contrário será puro egoísmo ou vaidade pessoal.
Em Portugal existe essa dificuldade, as pessoas agarram-se aos cargos, agarram-se aos lugares, e muitas vezes só os largam quando são obrigados, ou pela doença ou pela morte.
Será que tem de ser assim?

(É preciso ser mais claro?)
Roberto Vinagre

1 comentário:

  1. Para mim não Ricardo, mas infelizmente o lugar aos novos é apenas utopia. Mesmo quando as pessoas á nossa frente dizem o contrário. Espero não precisar também ser mais claro, mas se reparar bem não é só nessa situação a que se refere há mais e bem perto de nós. Mas desistir? nunca!

    ResponderEliminar